quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Aula 15#16

Serviços da Internet

E-Mail: O E-Mail ou Correio Eletrônico é um serviço que tem a função de controlar o envio e o recebimento de mensagens entre usuários. Também possui recursos para enviar arquivos anexados à própria mensagem. Assim, quando o usuário destinatário ler a mesma, pode copiar para sua máquina os arquivos que lhe foram enviados. (Se desejar mais detalhes clique aqui).

FTP: É o File Transfer Protocol. Permite que arquivos sejam transmitidos. Os servidores armazenam arquivos, analogamente às bibliotecas que guardam e organizam livros. Os programas de transferência de arquivos pela Internet apresentam na tela os dados sobre a estrutura de diretórios (pastas) no computador local e no remoto, a partir da qual indicam-se origem e destino de uma operação de cópia. É bastante usado para a transferência de arquivos diretamente para o servidor durante a construção de sites.

Chat: Oferece recursos para que duas ou mais pessoas possam conversar "on-line" por meio de canais de Chat ou em PVT (private = particular). Vários programas usados neste serviço incluem também recursos de transferência de arquivos. Há outros serviços nesta linha: a possibilidade de conversar (falando e ouvindo) com pessoas na Internet. Também hoje é possível fazer vídeo-conferência, em tempo real, por meio de câmeras instaladas no micro, possibilitando que as pessoas além de ouvir, possam ver a imagem de inter-locutores e vice-versa (tele-conferência).

NewsGroup: Este serviço é uma variação do E-Mail, mas lhe adiciona um recurso: a coordenação de grupos de discussão, com divulgação de boletins de assuntos específicos. O usuário deve se associar a um grupo de discussão de determinado assunto para que possa enviar/receber mensagens deste grupo.

WWW
: É a World Wide Web, o serviço que disseminou a Internet pelo mundo. É uma grande teia mundial onde é possível acessar hipertextos (documentos que podem ter textos, imagens, sons e vídeos), que são documentos que possuem a característica de ter "links" (ligações) pelos quais se pode saltar de uma parte para outra de um mesmo documento, ou para outro documento. Esses documentos são acessados por meio de programas navegadores (browsers) que possibilitam a visualização do conteúdo das páginas. Os navegadores também incluem outros recursos por meio de alguns programas (plug-ins e add-ons) que se incorporam ao navegador (ex.: som, imagem 3D, vídeo e de FTP, que permite a cópia de arquivos).

Plugin:

Na informática, um plugin (também conhecido por plug-in, add-in, add-on) é um programa de computador usado para adicionar funções a outros programas maiores, provendo alguma funcionalidade especial ou muito específica. Geralmente pequeno e leve, é usado somente sob demanda.


Portal:
É um site na internet que funciona como centro aglomerador e distribuidor de conteúdo para uma série de outros sites ou subsites dentro, e também fora, do domínio ou subdomínio da empresa gestora do portal.Na sua estrutura mais comum, os portais constam de um motor de busca, um conjunto, por vezes considerável, de áreas subordinadas com conteúdos próprios, uma área de notícias, um ou mais fóruns e outros serviços de geração de comunidades e um diretório, podendo incluir ainda outros tipos de conteúdos.

Para acedermos a todos estes serviços temos que utilizar o Browser.

Browser:
navegador, também conhecido pelos termos ingleses web browser ou simplesmente browser, é um programa de computador que habilita seus usuários a interagirem com documentos virtuais da Internet, também conhecidos como páginas HTML, que estão hospedadas num servidor Web.

0 comentários:

Enviar um comentário